PROJETO LEITURA E ESCRITA ALFABETIZAR LETRANDO USANDO DIVERSIDADE TEXTUAL


Autora: Isaura Gorete De Carli
TERRA NOVA DO NORTE-MT
ESCOLACHAPEUZINHO VERMELHO
Co-autora:ElenirFanin

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·        Estimular a leitura através da competição;
·        Instigar a produção de textos verbais e não verbais;
·        Desenvolver habilidades e competências relacionadas a Inteligência Linguística.
·        Propiciar o uso do computador e internet;
·        Despertar no aluno o interesse e o gosto pelas mídias, considerando que as mesmas oferecem uma variedade muito grande de recursos visuais e sonoros, levando também o aluno a desenvolver a coordenação motora, a percepção, a criatividade e a capacidade de produção.


Duração das atividades
5 aulas de duração do período integral
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de alfabetização e letramento, convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.
Estratégias e recursos da aula

 ALFABETIZAR LETRANDO USANDO DIVERSIDADE TEXTUAL

Diante da realidade que nos deparamos em sala de aula, onde temos alunos em diferentes níveis de leitura e letramento, e diante da necessidade de desenvolver as habilidades e competências na Área de Linguagem, faz-se necessário buscar novas abordagens metodológicas e rever as que estão sendo utilizadas em sala.
Diante disso a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Pois, hoje, a dificuldade de leitura e escrita ainda prevalece em todas as fases e ciclos.
         Buscando modificar a postura através dos estudos realizados sobre alfabetização, letramento, texto e leitura, e refletindo sobre a prática de sala de aula e resultados dessa, sentimos a necessidade de resolver esse problema relacionado à leitura e escrita.
         Ressaltando ainda que a alguns alunos não têm o habito da leitura ou lêem muito pouco, então algo precisa ser feito e terá que haver um forte componente lúdico que desperte o gosto pela leitura e escrita. A proposta é colocar o aluno em evidência, em cima do pódio, numa atividade que, para ele, terá também uma dose de brincadeira e competição.
         Nessa perspectiva, o professor atua como mediador e facilitador entre a criança e o material escrito. Para isso deve-se ter conhecimento da teoria linguística do processo de alfabetização.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Para desenvolver as aula é preciso confeccionar uma pequena escada com 2 degraus, o qual será transformado num pódio, onde são classificados da seguinte forma: o 3º lugar fica no chão; o 2º lugar fica no 1º degrau e o 1º lugar fica no 2º degrau, ou seja, no mais alto.
         A partir disso, cria-se o cantinho da leitura com a participação dos alunos, onde ficam expostos os portadores de textos contendo uma variedade textual tais como: textos verbais e não verbais, narrativos, literários, informativos, poéticos, de opinião, de reportagem, de correspondências, descritivos, gravuras, fotografias e outros.
         Os portadores de textos ficam expostos sobre mesas, onde as atividades são iniciadas com a escolha aleatória de diferentes textos pelos alunos. Após a realização das leituras são feitas as discussões sobre a tipologia textual e a sua finalidade.
         Da mesma forma que o pódio é utilizado na execução das leituras, é utilizado também para as produções escritas, que são baseadas em discussões, leituras diversas e interpretações de textos não verbais, ressaltando que nessas produções o aluno deverá buscar intertextos e produzir textos que tenham sentido para o mesmo e que, ao ler no pódio socialize suas ideias, despertando assim o gosto e o interesse da classe.
Ao escolher o material, o aluno tem a liberdade para criar uma história escrita ou um texto para ser encenado em um teatrinho pela turma. Por exemplo: Chapeuzinho Vermelho. Os alunos se organizam e ensaiam a peça para depois apresentá-la à classe; se escolherem uma gravura ou foto, as crianças farão um texto descritivo, e, ao ler no pódio fará uso da oralidade ou da escrita. Enfim, o aluno é quem escolhe a forma de apresentação.
Após ter definido juntamente com seus alunos qual gênero textual pretendem trabalhar, serão desenvolvidas as sequências das aulas, como apresenta-se no exemplo a seguir, tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.

1ª AULA: O CONTADOR DE HISTÓRIA
Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido e deverá ser retomada para uma melhor assimilação. Portanto, a aula é flexível e passível de mudanças, depende da criatividade e empenho dos educadores.
Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos têm em relação ao gênero estudado. No caso do CONTO: A Chapeuzinho Vermelho.
Leitura feita pelo professor: Ex.: A Chapeuzinho Vermelho,(Hans Christian Andersen).
É preciso organizar a sala de aula e se preparar para se transformar na contadora de histórias, ou seja, vestir um avental apropriado, usar um fantoche de mão para despertar a imaginação, proporcionando momentos mágicos de leitura. Os alunos podem ser organizados em um semicírculo, sentar-se ao chão para que todos tenham acesso às imagens. O contador de histórias deve ser dinâmico e fazer uso de diferentes estratégias para contação de histórias.

2ª AULA: CANTINHO DA LEITURA

O professor deverá organizar o cantinho da leitura com diversos livros de contos infantis, permitindo que cada aluno tenha a liberdade de escolha e leitura. No canto enfeitado da sala deverá colocar o pódio de leitura. É preciso identificar quais histórias  a turma já conhece e quais são as suas preferidas, após a leitura de diversos CONTOS pela turma, discutir sobre as presenças ou não de vilões como: fadas, bruxas, lobos, herói, heroína e expressões como "Era uma vez..." e "Felizes para sempre...".
Em seguida deve-se promover um sorteio para escolher os alunos que virão ler ao pódio. Ressaltando que, todos deverão ler começando no 3º lugar, ao chão. Os demais colegas, durante a leitura individual deverão escutar atentamente para auxiliar na avaliação, dizendo se leu com fluência e boa entonação de voz. Aqueles que apresentam um bom desempenho na leitura são “avaliados e classificados” pelos colegas como estando no primeiro, segundo e terceiro lugar, com destaque para o aluno que realizar uma leitura além do contíguo, ou seja, por similaridade. Porém, sempre respeitando e auxiliando com incentivos àqueles que apresentam maiores dificuldades.É mágico e todos ao final acabam conseguindo, desde que seja repetida essa aula varias vezes com entusiasmo.

3ª AULA: DIÁRIO DE LEITURA

Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita e algumas atividades com elementos da história podem ser significativas.
De acordo com o nível de conhecimento da turma o professor poderá propor um diário de leitura, onde serão registrados:
  • Listas de personagens;
  • Títulos dos CONTOS preferidos;
  • Descrição das características dos personagens e do ambiente onde se passa a história, etc.
  • Análise crítica em relação à obra do autor (a), ( se gostou ou não e por que);
  • Interpretação de texto;
  • Atividades lúdicas: Cruzadinha; caça-palavras; jogo da forca, jogo da memória, etc.

4ª AULA: REESCRITA DO CONTO

Após a leitura e o estudo de alguns CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos. Nessa primeira proposta, o professor conta a história do Patinho Feio com entonação de voz. Em seguida sugere aos alunos para reescrever a história com suas próprias palavras, usando a criatividade e imaginação para modificar o desfecho. Para uma melhor assimilação das imagens deverão assistir ao filme e após ilustrar para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual não verbal.

5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO TEXTUAL

O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
  • Revisão do texto;
  •  Reorganização das ideias;
  •  Pontuação;
  • Correção ortográfica;
  • Coerência e coesão;
  • Reescrita do texto.

6ªAULA: DIGITAÇÃO E ILUSTRAÇÃO DE TEXTO

Para enriquecer a aprendizagem, os alunos estarão digitando e ilustrando seus textos, utilizando os recursos do programa Linux, como writer, colourpaint e outros.
Serão utilizados também para pesquisa e leitura os sites: www.atividadeseducativas.com.br e www.ciberespaço.com.br.
Ao se utilizar de um software de computador ou um site, deverá a aprendizagem ser mais significativa, pois junta-se a criatividade e a tecnologia, bem como tendo o professor como mediador desse conhecimento, numa relação de interatividade entre professores e alunos participantes desse processo.


SISTEMATIZAÇÃO

-Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural  na sala de aula. Por fim, os trabalhos poderão ser divulgados em slides e apresentado aos pais e comunidade em data show.
-Organização dos trabalhos em portfólio.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará durante o desenvolvimento das aulas de maneira diagnóstica e formativa, verificando se o aluno está atingindo gradativamente os objetivos previstos sob forma de conceitos, habilidades e atitudes. Através disso esperamos que os alunos desenvolvam um relacionamento mais estreito com os colegas de sala de aula e com a professora. Serão observadas também a participação e interesse dos alunos na realização das atividades, bem como o desenvolvimento individual de cada um.
O portfólio também se constitui um rico instrumento de avaliação, pois apresenta os avanços de cada aluno em relação às práticas de leitura e produção de texto.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observa-se que, com o método do pódio, as habilidades dos educandos são afloradas durante as aulas. A timidez de alguns é naturalmente superada. Os aplausos e a cobrança positiva do restante da classe fazem com que os menos afeitos ao público subam ao pódio e leiam seus textos sem medo.
Nesse caso, o pódio torna- se um grande incentivo à leitura, aos relatos, à produção escrita e a dramatização de histórias, realizadas pelos alunos. Pois suas apresentações são dirigidas para a classe, a qual irá avaliar o desempenho das atividades apresentadas junto com a professora. Com isso o aluno se sente comprometido em melhorar através dos incentivos que recebe como aplausos e palavras afetuosas.
Portanto, trata-se de um método que segue a linha interacionista, inspirada nas propostas do psicólogo Lev Vygotsky e do educador, psicanalista e doutor em filosofia Rubens Alves, do qual surgiu a ideia do pódio, pois segundo o mesmo, o aluno deveria ser colocado em evidência, no caso, em cima de um pódio, em que o mesmo se sentisse recompensado pelos seus esforços e conquistas em sala de aula.

RECURSOS COMPLEMENTARES

ALVES, Rubens. Entre a ciência e a sapiência. O dilema da Educação. 3ª Ed: setembro de 1999. Edições Loyola, São Paulo, Brasil.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia: MEC/SEF, 1997. 129 p. Ensino de primeira à quarta série.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / MEC/SEF; Brasília, 1998.
CD-ROM, Linguagem, UFMT, 2001.
KAUFMAN, Ana M.e RODRIGUEZ, M. Helena. Escola, leitura e produção de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
POSSARI, Lúcia Helena Vendrúsculo e NEDER, Maria Lúcia Cavalli. Linguagem (O ensino, o entorno, o percurso). Fascículos 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Cuiabá, EdUFMT, 2001.





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