domingo, 22 de abril de 2012

HISTÓRIA E JOGO DO TANGRAM


ESCOLA CHAPEUZINHO VERMELHO

RUA: SÃO PEDRO Nº 266 CENTRO FONE 66 3534-2077

CENTRO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E INCLUSIVA

TERRA NOVA DO NORTE – MT CEP 78505.000




PROJETO EDUCATIVO: HISTÓRIA E JOGO DO TANGRAM




PROFESSORA: ISAURA GORETE DE CARLI

                               


TERRA NOVA DO NORTE-MT.

2012


OBJETIVOS:


            Desenvolver no aluno:

- O raciocínio lógico;

- As coordenações motoras, visuais e auditivas;

- A criatividade através das formas geométricas e cores;

- A socialização e cooperação entre os grupos;

- A habilidade do uso do computador;

- Criar desenhos livres usando as formas geométricas;

- Expressar algumas noções básicas de higiene pessoal e do meio em que vive, através da criação de desenhos livres;

- Exercitar a habilidade de escrever.


JUSTIFICATIVA:


            As formas geométricas estão constantemente presentes no nosso dia-a-dia, nas diferentes formas de representação: brinquedos, casas, salas de aulas e na natureza.

            Na escola trabalham-se as figuras geométricas de maneira estáticas, fora da realidade, fazendo com que os alunos não percebam a riqueza da diversidade de formas encontradas no meio em que vivem.

            Segundo Araújo (1994), a geometria enriquece o referencial de observação, através do qual apreciamos o mundo, sendo de grande importância na construção do conhecimento lógico-matemático do educando, visto que lhe permite passar dos dados concretos/ experimentais aos processos de abstração.

            A partir dessa concepção, o uso da tecnologia vem ao encontro da possibilidade de o aluno explorar e despertar o interesse de assimilar a geometria de maneira mais dinâmica, desafiadora e lúdica.

            E também, utilizando-se do programa Paint, os alunos terão a possibilidade de exercitar a criação de novos desenhos.



METODOLOGIA:
 

            Será trabalhada com os alunos em sala:

            -O surgimento do tangram,

            -Observações pelos alunos das formas geométricas encontradas no seu ambiente;

            -Poesia sobre as formas geométricas;

            -Montagem de figuras geométricas a partir do tangram que os mesmos irão confeccionar;

            -Exploração do programa tangram, explorando as diferentes fases do aplicativo.

            -Para o desenvolvimento dessas atividades será necessário a implantação do software TANGRAM.

            -E utilizando-se do programa Paint, os alunos construirão desenhos livres, usando as formas geométricas e em seguida irão descrevê-los.

            -Exploração do Programa Write, Colour Paint, Tux Paint.




Disciplina
Conteúdos
- Matemática
- Geometria.
- Educação Artística
- Cores e formas.
- Português
- Descrição.
- Ciências
- Higiene.
- Filosofia
- Cooperação e socialização.



AVALIAÇÃO:

            No decorrer do processo será avaliado:

            - Participação, interesse de construir as figuras a partir do Tangram, cooperação, socialização e criatividade de cada aluno.



BIBLIOGRAFIA:
 
 

- ARAÚJO, Maria Auxiliadora Sampaio.Porque ensinar geometria nas séries iniciais de 1º Grau. A Educação Matemática em Revista – SBEM. Nº 3 – 2º Sem. 1994.



- SOUZA, Eliane Reame de. A matemática das sete peças do TANGRAM. IME - USP - 2ª edição – São Paulo, 1997. Páginas 55 a 61.














Nenhum comentário:

Postar um comentário