ESCOLA
CHAPEUZINHO VERMELHO
RUA: SÃO PEDRO Nº 266 CENTRO FONE 66
3534-2077
CENTRO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E
INCLUSIVA
TERRA NOVA DO NORTE – MT CEP 78505.000
PROJETO EDUCATIVO: HISTÓRIA E JOGO DO
TANGRAM
PROFESSORA: ISAURA GORETE DE CARLI
TERRA NOVA DO NORTE-MT.
2012
Desenvolver
no aluno:
- O raciocínio lógico;
- As coordenações motoras,
visuais e auditivas;
- A criatividade através das
formas geométricas e cores;
- A socialização e cooperação
entre os grupos;
- A habilidade do uso do
computador;
- Criar desenhos livres usando as
formas geométricas;
- Expressar algumas noções
básicas de higiene pessoal e do meio em que vive, através da criação de
desenhos livres;
- Exercitar a habilidade de
escrever.
As
formas geométricas estão constantemente presentes no nosso dia-a-dia, nas
diferentes formas de representação: brinquedos, casas, salas de aulas e na
natureza.
Na
escola trabalham-se as figuras geométricas de maneira estáticas, fora da
realidade, fazendo com que os alunos não percebam a riqueza da diversidade de
formas encontradas no meio em que vivem.
Segundo
Araújo (1994), a geometria enriquece o referencial de observação, através do
qual apreciamos o mundo, sendo de grande importância na construção do
conhecimento lógico-matemático do educando, visto que lhe permite passar dos
dados concretos/ experimentais aos processos de abstração.
A
partir dessa concepção, o uso da tecnologia vem ao encontro da possibilidade de
o aluno explorar e despertar o interesse de assimilar a geometria de maneira
mais dinâmica, desafiadora e lúdica.
E
também, utilizando-se do programa Paint, os alunos terão a possibilidade de
exercitar a criação de novos desenhos.
Será
trabalhada com os alunos em sala:
-O
surgimento do tangram,
-Observações
pelos alunos das formas geométricas encontradas no seu ambiente;
-Poesia
sobre as formas geométricas;
-Montagem
de figuras geométricas a partir do tangram que os mesmos irão confeccionar;
-Exploração
do programa tangram, explorando as diferentes fases do aplicativo.
-Para
o desenvolvimento dessas atividades será necessário a implantação do software
TANGRAM.
-E
utilizando-se do programa Paint, os alunos construirão desenhos livres, usando
as formas geométricas e em seguida irão descrevê-los.
-Exploração
do Programa Write, Colour Paint, Tux Paint.
Disciplina
|
Conteúdos
|
- Matemática
|
- Geometria.
|
- Educação Artística
|
- Cores e formas.
|
- Português
|
- Descrição.
|
- Ciências
|
- Higiene.
|
- Filosofia
|
- Cooperação e socialização.
|
No
decorrer do processo será avaliado:
-
Participação, interesse de construir as figuras a partir do Tangram,
cooperação, socialização e criatividade de cada aluno.
- ARAÚJO, Maria Auxiliadora
Sampaio.Porque ensinar geometria nas
séries iniciais de 1º Grau. A Educação Matemática em Revista – SBEM. Nº 3 –
2º Sem. 1994.
- SOUZA, Eliane Reame de. A matemática das sete peças do TANGRAM.
IME - USP - 2ª edição – São Paulo, 1997. Páginas 55 a 61.
Nenhum comentário:
Postar um comentário