quinta-feira, 30 de junho de 2016

Aprendendo com as TIC: da formação docente ao projeto de aprendizagem com os alunos

Aprendendo com as TIC: da formação docente ao projeto de aprendizagem com os alunos

Autora: Elenir Fátima Fanin
Coautora: Rita de Cássia de Araújo Silva
Coautora: Isaura Gorete De Carli

Instituição: Unemat/Sinop- MT



O Projeto de Formação Continuada “Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): da formação docente ao projeto com os alunos” teve como objetivos identificar e compreender o potencial pedagógico das TICs no cotidiano escolar para planejar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na prática pedagógica com foco na leitura e produção textual dos alunos. A formação foi desenvolvida com 60 professores da educação básica de escolas públicas do município de Terra Nova do Norte - MT, com carga horária de 60h, durante os meses de fevereiro a maio de 2013. O trabalho foi desenvolvido a partir do material distribuído pelo MEC/SED intitulado Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, subdividido em quatro unidades: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola, Internet, hipertexto e hipermídia, Prática pedagógica e mídias digitais e Currículo, projetos e tecnologia. A metodologia compreendeu dois momentos articulados: modalidade presencial (apresentação e breve discussão da temática da unidade, uso de computador e internet, socialização das atividades) e estudos à distância (leitura dos textos, off line e on line, apontamentos, elaboração e aplicação de planos de aula com os alunos e postagem dos planos no Portal do Professor). Os encontros aconteceram alternadamente, considerando um movimento interativo entre estudo e prática, envolvendo os sujeitos formadores/professores e professor/alunos. A experiência resultou num processo constante e dinâmico no qual se materializou a simultaneidade entre a compreensão do objeto estudado e a atuação docente como mediador do processo de aprendizagem da produção de leitura e escrita dos alunos, a partir de projetos de aprendizagem interdisciplinar articulado ao uso e conhecimento das tecnologias/mídias digitais. Com isso, concretizaram-se processos de autoria do formadores/professores/alunos, com a publicação de quinze aulas no Portal do Professor/MEC e a publicação do projeto “Brinquedos e brincadeiras atuais e do passado” desenvolvido por uma professora/cursista e alunos da 3ª fase A e B do 1º Ciclo da Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho na Revista Nova Escola, de setembro de 2013. Assim, a formação de professores e o desenvolvimento de ações com os alunos em sala de aula constituíram-se num movimento dinâmico e constante, coerente com as necessidades dos envolvidos que ocorreu pela/na constituição de espaços interativos e colaborativos, proporcionou conexões entre teoria e prática, ampliadas com o uso e domínio das tecnologias de informação e comunicação e tornou possível riquíssimos processos de autoria dos professores/ cursistas e alunos envolvidos nos projetos de aprendizagem.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores -TIC- Projetos de Aprendizagem e Autoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário