Aprendendo
com as TIC: da formação docente ao projeto de aprendizagem com os alunos
Autora:
Elenir Fátima Fanin
Coautora: Rita de Cássia de Araújo Silva
Coautora: Isaura Gorete De Carli
Instituição:
Unemat/Sinop- MT
O Projeto de Formação Continuada “Aprendendo com as Tecnologias de Informação
e Comunicação (TIC): da formação docente ao projeto com os alunos” teve como
objetivos identificar e compreender o potencial pedagógico das TICs no
cotidiano escolar para planejar e desenvolver estratégias de ensino e
aprendizagem na prática pedagógica com foco na leitura
e produção textual dos alunos. A formação foi desenvolvida com 60
professores da educação básica de escolas públicas
do município de Terra Nova do Norte - MT, com carga horária de 60h, durante os
meses de fevereiro a maio de 2013. O trabalho foi desenvolvido a partir do
material distribuído pelo MEC/SED intitulado Tecnologias na Educação:
ensinando e aprendendo com as TIC, subdividido em quatro unidades: Tecnologia na sociedade, na vida e na
escola, Internet, hipertexto e hipermídia, Prática pedagógica e mídias digitais
e Currículo, projetos e tecnologia. A metodologia compreendeu dois momentos
articulados: modalidade presencial (apresentação e breve discussão da
temática da unidade, uso de computador e internet, socialização das atividades)
e estudos à distância (leitura dos
textos, off line e on line, apontamentos, elaboração e aplicação de planos de
aula com os alunos e postagem dos planos no Portal do Professor). Os encontros
aconteceram alternadamente, considerando um movimento interativo entre
estudo e prática, envolvendo os sujeitos formadores/professores e professor/alunos.
A experiência resultou num processo constante e dinâmico no qual se
materializou a simultaneidade entre a compreensão do objeto estudado e a
atuação docente como mediador do processo de aprendizagem da produção de
leitura e escrita dos alunos, a partir de projetos de aprendizagem
interdisciplinar articulado ao uso e conhecimento das tecnologias/mídias
digitais. Com isso, concretizaram-se processos de autoria do formadores/professores/alunos,
com a publicação de quinze aulas no Portal do Professor/MEC e a publicação do projeto
“Brinquedos e brincadeiras atuais e do
passado” desenvolvido por uma professora/cursista e alunos da 3ª fase A
e B do 1º Ciclo da Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho na Revista Nova Escola,
de setembro de 2013. Assim, a formação de professores e o desenvolvimento de
ações com os alunos em sala de aula constituíram-se num movimento dinâmico e
constante, coerente com as necessidades dos envolvidos que ocorreu pela/na
constituição de espaços interativos e colaborativos, proporcionou conexões
entre teoria e prática, ampliadas com o uso e domínio das tecnologias de
informação e comunicação e tornou possível riquíssimos processos de autoria dos
professores/ cursistas e alunos envolvidos nos projetos de aprendizagem.
Palavras-chave:
Formação
Continuada de Professores -TIC- Projetos de Aprendizagem e Autoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário