PROJETO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:PEIP
1º, 2º e 3º
ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL- PNAIC
Núcleo Tecnológico Municipal-NTM
Secretaria Municipal de Educação-SMEC
Terra Nova do Norte-MT
Orientadora: Isaura Gorete De Carli
Núcleo Tecnológico Municipal-NTM
Secretaria Municipal de Educação-SMEC
Terra Nova do Norte-MT
Orientadora: Isaura Gorete De Carli
JUSTIFICATIVA:
Visto que
as salas de aula são heterogêneas, é
necessário planejar ações através de uma metodologia que
assegure a alfabetização e o letramento, atendendo as
reais necessidades
das
diversidades de conhecimentos encontradas
nas respectivas turmas. A Intervenção
e a avaliação acontecem no decorrer do processo da prática de sala de aula,
sendo que Projeto de Intervenção: “é contínuo em relação ao seu desenvolvimento
(é sempre oferecido) e temporário em relação aos alunos que dele se
beneficiem.” (Villas Boas 2010, p.29).
O projeto
de intervenção pedagógico
será
desenvolvido com os alunos do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental
de acordo
com os descritores e objetivos não alcançados na avaliação diagnóstica. A
partir do perfil dos alunos, serão elaboradas as atividades lúdicas através de
sequências didáticas específicas para
superar
as dificuldades
e potencializar a aprendizagem.
-OBJETIVO GERAL:
•Buscar
através
de estudos, discussões coletivas e planejamento das ações conjuntas,
metodologias diversificadas que visem sanar as dificuldades de aprendizagem dos
educandos, partindo da realidade da turma.
-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Conhecer
o perfil
do aluno
a partir da avaliação diagnóstica-interna, provinha Brasil e Ana, com
objetivo
de propor
metodologias
(estratégias e recursos), que atendam
as
necessidades específicas
de aprendizagem
dos
educandos.
*Planejar
coletivamente e individual ações que contemplem a melhoria da prática educativa
atendendo as necessidades de aprendizagem dos alunos,
visando
acompanhar os objetivos de aprendizagem do ano em curso.
*Observar
e registrar permanentemente
o desempenho
de
aprendizagem para propor uma ação/reflexão pedagógica
de retomada de conteúdos necessários e potencialização dos avanços individuais.
*Socializar
as ações referentes aos projetos de intervenções pedagógicas realizadas durante
o semestre, por meio do seminário com a participação dos alunos e comunidade.
Objetivos
de Aprendizagem da Disciplina de Linguagens
-Localiza
informações
explícitas em textos, identificando: personagens, ações, tempo, espaço em
narrativas verbais e não-verbais.
-Domina
as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler palavras e textos com fluência.
-Domina
as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
produzir textos com autonomia.
-Lê
e
aprecia textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira,
africana, indígena e de outros povos.
-Aprecia,
ouve e conta histórias dramatizadas próprias da cultura infantil, desenvolvendo
a imaginação por intermédio do faz-de-conta, da imitação e do experimentar-se
no lugar do outro.
-Experimenta
brincadeiras,
jogos e danças coletivas de diferentes matrizes estéticas e culturais.
DESCRITORES
DE LINGUAGENS:
-Ler, apreciar e compreender textos do universo
literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em
conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como
os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
-Produzir
e
compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão
sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações
de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de
gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
-Conhecer,
vivenciar e interagir com materiais, tecnologias, técnicas, instrumentos e
procedimentos variados em artes, experimentando-os de modo a utilizá-lo nos
trabalhos pessoais e coletivos de criação artística.
-Vivenciar
experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, esportes,
artes visuais
e música.
Conteúdo
-Leitura
e
Interpretação
oral/escrito de textos
(verbais
e não verbais),
-Produção
de textos
seguindo as convenções
ortográficas e pontuação,
a coerência e a coesão, com auxílio do professor,
-Leitura e
reflexão
oral sobre
literatura
infantil, da
cultura popular, afro-brasileira, africana
e indígena,
- Brincadeiras de roda, jogos, teatro e
danças
presentes na
cultura regional e comunitária,
-Coordenação motora
(grossa e fina), esquema
corporal (equilíbrio, percepção sensorial, tônus muscular).
Objetivos de Aprendizagem da Disciplina de Matemática
Efetua
adições e subtrações com e sem agrupamento e desagrupamento.
Resolve
problemas
que envolvam as ideias da multiplicação (proporcionalidade, combinatória)
Resolve
problemas
que envolvam as ideias da divisão (partição e repartição).
Conta
em
escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em
cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
Resolver
e
elabora problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades,
separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos,
decomposições numéricas e palavras.
Descreve,
compara e nomeia figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo),
apresentadas em diferentes disposições, ou seja, com e sem lados paralelos às
bordas da folha de papel.
Identifica
cédulas e moedas realizando composições, decomposições,
efetua trocos com dinheiro em brincadeiras,
faz
leituras de passagem de tempo em relógios digitais e de ponteiro.
Ler,
interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes
configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas),
utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de
forma efetiva na realidade em que vive.
Descritores
de Matemática:
-Elaborar
e resolver problemas de estruturas
aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos,
decomposições numéricas e palavras.
-Dimensionar
espaços, utilizando vocabulário
pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as
crianças considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, croquis,
plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade,
de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
-Comparar
grandezas de mesma natureza, por
meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com
compreensão do processo de medição e das características do instrumento
escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
-Ler, interpretar e transpor
informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo:
anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de
fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que
vive.
Conteúdos
-Situações
problemas envolvendo as quatro operações;
-leitura
e escrita de números cardinais, sucessor e antecessor, reta numérica;
-Figuras
geométricas planas;
-Grandezas
e medidas- sistema monetário, medidas de tempo- relógio digital e de ponteiro;
-Coleta,
organização e interpretação de tabelas e gráficos.
Objetivos de
Aprendizagem da Disciplina de Ciências Naturais
-Estabelece
comparações entre certos animais
e o homem, relacionado à alimentação, à
locomoção, à reprodução e ao habitat,
(exemplo- vírus, insetos e mamíferos).
-Reconhece materiais de uso cotidiano,
identificando do que são feitos e como são utilizados nas atividades humanas.
-Desenvolve posição critica com o objetivo
de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e
tecnológicas.
-Reconhece os limites da utilidade das
ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os
impactos sobre o meio ambiente.
Descritores de Ciências Naturais
·Observar
e identificar no ambiente natural e modificado, alguns aspectos dos fenômenos e
recursos naturais: água, ar, solo, calor e luz solar.
·
·Compreender a saúde pessoal, social
e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela
ação de diferentes agentes.
·
·Conhecer e utilizar algumas
tecnologias, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana e seus
impactos na vida social.
Conteúdo
-Diferentes
seres vivos e suas funções biológicas;
-Alimentação,
locomoção, reprodução e habitat- ( vírus, insetos e mamíferos);
-Benefícios
e malefícios das tecnologias- usos e regras;
-Tecnologias
e impactos ao meio ambiente.
Objetivos de Aprendizagem da Disciplina de Ciências Humanas: História e Geografia
Objetivos
de Ciências Humanas: História e Geografia
-Identifica as fases etárias da vida humana e as práticas culturalmente
associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado (com ênfase na infância).
-Organiza suas atividades cotidianas a partir de um tempo cronológico
compreendendo horas, dias, semanas e meses.
-Identifica
dados governamentais sobre a história da localidade (rua, bairro e/ou
município): origem do nome, data de criação, localização geográfica e extensão
territorial, produção econômica, população etc.
-Reconhece
os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a
proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e
saúde.
-Reconhece a inter-relação e a
interdependência entre trabalho, consumo e vida cotidiana.
Descritores
de História e Geografia:
-Identificar e utilizar os
diferentes instrumentos (individuais e coletivos) destinados à organização do
tempo na nossa sociedade, no tempo presente: calendários, folhinhas, relógios,
agendas, quadros de horários (horário
comum e comercial, horários escolares), dentre outros.
-Identificar-se, a si, e as demais
pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares,
étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos,
recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc).
-Produzir mapas, croquis ou roteiros
utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e
legendas).
-Identificar as razões e os processos pelos
quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo,
observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.
CONTEÚDOS: História e Geografia
-Fases da vida humana e suas
práticas culturais (infância),
-Tempo cronológico- horas, dias,
semanas e meses,
-História e Geografia do Município,
-Problemas ambientais,
-Trabalho e consumo.
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