terça-feira, 4 de outubro de 2016

1º, 2º e 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL- PNAIC

PROJETO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:PEIP


1º, 2º e 3º  ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL- PNAIC

 Núcleo Tecnológico Municipal-NTM
Secretaria Municipal de Educação-SMEC
Terra Nova do Norte-MT
Orientadora:
Isaura Gorete De Carli

JUSTIFICATIVA:
  Visto que as salas de aula são heterogêneas, é necessário planejar ações através de uma metodologia que assegure a alfabetização e o letramento, atendendo as reais necessidades das diversidades de conhecimentos encontradas nas respectivas turmas. A Intervenção e a avaliação acontecem no decorrer do processo da prática de sala de aula, sendo que Projeto de Intervenção: “é contínuo em relação ao seu desenvolvimento (é sempre oferecido) e temporário em relação aos alunos que dele se beneficiem.” (Villas Boas 2010, p.29).
  O projeto de intervenção pedagógico será desenvolvido com os alunos do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental de acordo com os descritores e objetivos não alcançados na avaliação diagnóstica. A partir do perfil dos alunos, serão elaboradas as atividades lúdicas através de sequências didáticas específicas para superar as dificuldades e potencializar a aprendizagem.

-OBJETIVO GERAL:
•Buscar através de estudos, discussões coletivas e planejamento das ações conjuntas, metodologias diversificadas que visem sanar as dificuldades de aprendizagem dos educandos, partindo da realidade da turma.

-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Conhecer o  perfil do aluno a partir da avaliação diagnóstica-interna, provinha Brasil e Ana, com objetivo de propor metodologias (estratégias e recursos), que atendam as necessidades específicas de aprendizagem  dos educandos.
*Planejar coletivamente e individual ações que contemplem a melhoria da prática educativa atendendo as necessidades de aprendizagem dos alunos, visando acompanhar os objetivos de aprendizagem do ano em curso.
*Observar e registrar permanentemente o desempenho de aprendizagem para propor uma ação/reflexão pedagógica de retomada de conteúdos necessários e potencialização dos avanços individuais.
*Socializar as ações referentes aos projetos de intervenções pedagógicas realizadas durante o semestre, por meio do seminário com a participação dos alunos e comunidade.

Objetivos de Aprendizagem da Disciplina de Linguagens
     -Localiza informações explícitas em textos, identificando: personagens, ações, tempo, espaço em narrativas verbais e não-verbais.
-Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos com fluência.
-Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a produzir textos com autonomia.
-Lê e aprecia textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos.
-Aprecia, ouve e conta histórias dramatizadas próprias da cultura infantil, desenvolvendo a imaginação por intermédio do faz-de-conta, da imitação e do experimentar-se no lugar do outro.
-Experimenta brincadeiras, jogos e danças coletivas de diferentes matrizes estéticas e culturais. 
DESCRITORES DE LINGUAGENS:
-Ler, apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
-Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
-Conhecer, vivenciar e interagir com materiais, tecnologias, técnicas, instrumentos e procedimentos variados em artes, experimentando-os de modo a utilizá-lo nos trabalhos pessoais e coletivos de criação artística.
-Vivenciar experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, esportes, artes visuais e música.
Conteúdo
-Leitura e Interpretação oral/escrito de textos (verbais e não verbais),
-Produção de textos seguindo as convenções ortográficas e pontuação, a coerência e a coesão, com auxílio do professor,
-Leitura  e reflexão oral sobre literatura infantil, da cultura popular, afro-brasileira, africana e indígena,
   - Brincadeiras de roda, jogos, teatro e danças presentes na cultura regional e comunitária, 
    -Coordenação motora (grossa e fina), esquema corporal (equilíbrio, percepção sensorial, tônus muscular). 
Objetivos de Aprendizagem da Disciplina de Matemática
Efetua adições e subtrações com e sem agrupamento e desagrupamento.
Resolve problemas que envolvam as ideias da multiplicação (proporcionalidade, combinatória)
Resolve problemas que envolvam as ideias da divisão (partição e repartição).
Conta em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
Resolver e elabora problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
Descreve, compara e nomeia figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), apresentadas em diferentes disposições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.
Identifica cédulas e moedas realizando composições, decomposições, efetua trocos com dinheiro em brincadeiras, faz leituras de passagem de tempo em relógios digitais e de ponteiro.
Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
Descritores de Matemática:
-Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
-Dimensionar espaços, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
-Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
-Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive. 
Conteúdos
-Situações problemas envolvendo as quatro operações;
-leitura e escrita de números cardinais, sucessor e antecessor, reta numérica;
-Figuras geométricas planas;
-Grandezas e medidas- sistema monetário, medidas de tempo- relógio digital e de ponteiro;
-Coleta, organização e interpretação de tabelas e gráficos.

Objetivos de Aprendizagem da Disciplina de Ciências Naturais
-Estabelece comparações entre certos animais e o homem, relacionado à alimentação, à locomoção, à reprodução e ao habitat, (exemplo- vírus, insetos e mamíferos).

-Reconhece materiais de uso cotidiano, identificando do que são feitos e como são utilizados nas atividades humanas.
-Desenvolve posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
-Reconhece os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

Descritores de Ciências Naturais
·Observar e identificar no ambiente natural e modificado, alguns aspectos dos fenômenos e recursos naturais: água, ar, solo, calor e luz solar.
·
·Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.
·
·Conhecer e utilizar algumas tecnologias, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana e seus impactos na vida social.
Conteúdo
-Diferentes seres vivos e suas funções biológicas;
-Alimentação, locomoção, reprodução e habitat- ( vírus, insetos e mamíferos);
-Benefícios e malefícios das tecnologias- usos e regras;
-Tecnologias e impactos ao meio ambiente.
Objetivos de Aprendizagem da Disciplina de Ciências Humanas: História e Geografia

Objetivos de Ciências Humanas: História e Geografia

-Identifica as fases etárias da vida humana e as práticas culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado (com ênfase na infância).
-Organiza suas atividades cotidianas a partir de um tempo cronológico compreendendo horas, dias, semanas e meses.
-Identifica dados governamentais sobre a história da localidade (rua, bairro e/ou município): origem do nome, data de criação, localização geográfica e extensão territorial, produção econômica, população etc.
-Reconhece os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
-Reconhece a inter-relação e a interdependência entre trabalho, consumo e vida cotidiana.

Descritores de História e Geografia:

-Identificar e utilizar os diferentes instrumentos (individuais e coletivos) destinados à organização do tempo na nossa sociedade, no tempo presente: calendários, folhinhas, relógios, agendas, quadros de  horários (horário comum e comercial, horários escolares), dentre outros.
-Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc).
-Produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e legendas).
-Identificar as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.

CONTEÚDOS: História e Geografia

-Fases da vida humana e suas práticas culturais (infância),
-Tempo cronológico- horas, dias, semanas e meses,
-História  e Geografia do Município,
-Problemas ambientais,

-Trabalho e consumo.

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