Perfil
do aluno em relação ao conhecimento em Linguagem 1º, 2º e 3º Ano do Ensino
Fundamental
Escola:____________________________________________________
Turma:
____________________________ Total
de alunos: ______
Prof.
(a): ______________________________
Data:____/____/_____
Perfil de
Linguagem: SIM - PARCIALMENTE - NÃO
|
||
Português
Eixo: Apropriação do Sistema de Escrita
Alfabético/Ortográfico e Tecnologias da Escrita
1- Escreve o próprio nome
completo e utiliza como referência para escrever e ler outras palavras,
construindo a correspondência fonema/ grafema.
2- Reconhece e
nomeia as letras do alfabeto, identificando a relação entre grafema e fonema.
3-Identifica
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
4-Reconta oralmente os gêneros
lidos e/ou ouvidos, com apoio em livros, revistas e outros suportes,
respeitando os turnos de fala.
5-Reconhece
que as sílabas variam quanto às suas composições e percebe que
as vogais estão presentes em todas as sílabas.
6-
Localiza informações explícitas em textos, identificando: personagens, ações,
tempo, espaço em narrativas verbais e não-verbais.
7-
Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e
suportes textuais.
8-Compreende
que palavras diferentes compartilham certas letras.
9-Percebe
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de
letras.
10-
Lê palavras com estrutura silábica canônica.
11-Segmenta
oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.
12-Lê,
ajustando a pauta sonora ao escrito, compreendendo que alterações na ordem escrita
dos grafemas provocam alterações na composição da palavra, grafema e fonema.
13-Domina
as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de
modo a ler palavras e textos com fluência.
14-Domina
as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de
modo a produzir textos com autonomia.
Eixo: Práticas
da Vida Cotidiana
15-Relatar,
com objetividade, episódios vividos ou conhecidos, respeitando a ordem de
apresentação dos fatos, selecionando temas principais e secundários.
16-Dialogar
com colegas e professores, reconhecendo e respeitando os turnos da fala e o
espaço público escolar, sabendo tomar e manter a palavra no momento certo,
incorporando temas novos ao diálogo.
|
Eixo: Práticas Artístico-Literárias
17- Lê e aprecia textos
literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana,
indígena e de outros povos.
18- Aprecia aspectos lúdicos e
sonoros de poemas e experimenta brincadeiras com a dimensão sonora e gráfica
das palavras.
19- Produz antologias, varais e
murais, por meio de registro de quadrinhas, parlendas, poemas.
Eixo: Práticas Político-Cidadãs
20-Compreende
slogans de campanhas educativas, voltadas para crianças.
21-Escreve
ou dita slogans e/ou regras de convivência escolar.
Eixo: Práticas Investigativas
22-Compreende,
com o apoio do professor, enunciados de tarefas escolares.
23-Registra, sob a forma de desenhos,
gravação em áudio e vídeo, ou pequenas anotações escritas, resultados de
atividades de pesquisa.
Eixo: Práticas Culturais das Tecnologias de
Informação e Comunicação
24-Utiliza
recursos diversos - máquina fotográfica, filmadora, computadores – para
registrar e comunicar ideias.
Arte
Eixo: Artes Visuais
25-Cria
trabalhos em artes visuais, dialogando sobre a própria criação.
26-Amplia
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético através da
criação e fruição de imagens.
Eixo: Dança e Práticas Corporais Rítmicas
27-Experimenta
brincadeiras, jogos e danças coletivas de diferentes matrizes estéticas e
culturais.
28-Formula
estratégias para identificar, analisar e praticar os ritmos, os gestos e as
músicas das rodas cantadas, das brincadeiras rítmicas e danças presentes na
cultura regional e comunitária.
|
Eixo: Teatro
29-Aprecia, ouve e conta
histórias dramatizadas próprias da cultura infantil, desenvolvendo a
imaginação por intermédio do faz-de-conta, da imitação e do experimentar-se
no lugar do outro.
Eixo: Música
30-Exercita
a análise crítica das produções musicais já consolidadas e próprias,
individual e coletivamente. (Rap, Funk, sertanejo universitário, entre
outros)
Educação
Física
Eixo: Brincadeiras e Jogos
31-Possui
coordenação motora (grossa e fina) e apresenta esquema corporal (equilíbrio,
percepção sensorial, tônus muscular), demonstrando orientação
espaço-temporal.
Eixo: Esportes
32-Compreende
a importância da observação das normas e regras dos jogos esportivos que
asseguram a integridade própria e a dos demais participantes, reconhecendo a
diversidade esportiva presente na comunidade.
33-Pratica,
com autonomia, o(s) esporte(s) escolhido(s) para realizar, usando habilidades
técnico-táticas básicas de forma elementar.
Eixo: Ginásticas
34-Experimenta
diferentes elementos individuais da ginástica geral (equilíbrios, saltos,
giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais).
I-
Introduzir
A- Aprofundar
B- Consolidar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário