quarta-feira, 27 de julho de 2016

Perfil de Grupo de Alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de Português 2016

Perfil do aluno em relação ao conhecimento em Linguagem 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental
Escola:____________________________________________________                                                                       
Turma: ____________________________        Total de alunos: ______
Prof. (a): ______________________________  Data:____/____/_____

Perfil de Linguagem: SIM - PARCIALMENTE - NÃO
Português
Eixo: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabético/Ortográfico e Tecnologias da Escrita
1- Escreve o próprio nome completo e utiliza como referência para escrever e ler outras palavras, construindo a correspondência fonema/ grafema.
2- Reconhece e nomeia as letras do alfabeto, identificando a relação entre grafema e fonema.
3-Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
4-Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos, com apoio em livros, revistas e outros suportes, respeitando os turnos de fala.
5-Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições e percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
6- Localiza informações explícitas em textos, identificando: personagens, ações, tempo, espaço em narrativas verbais e não-verbais.
7- Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
8-Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.
9-Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
10- Lê palavras com estrutura silábica canônica.
11-Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.
12-Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito, compreendendo que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição da palavra, grafema e fonema.
13-Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos com fluência.
14-Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a produzir textos com autonomia.
Eixo: Práticas da Vida Cotidiana
15-Relatar, com objetividade, episódios vividos ou conhecidos, respeitando a ordem de apresentação dos fatos, selecionando temas principais e secundários.
16-Dialogar com colegas e professores, reconhecendo e respeitando os turnos da fala e o espaço público escolar, sabendo tomar e manter a palavra no momento certo, incorporando temas novos ao diálogo.

Eixo: Práticas Artístico-Literárias
17- Lê e aprecia textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos.
18- Aprecia aspectos lúdicos e sonoros de poemas e experimenta brincadeiras com a dimensão sonora e gráfica das palavras.
19- Produz antologias, varais e murais, por meio de registro de quadrinhas, parlendas, poemas.
Eixo: Práticas Político-Cidadãs
20-Compreende slogans de campanhas educativas, voltadas para crianças.
21-Escreve ou dita slogans e/ou regras de convivência escolar.
Eixo: Práticas Investigativas
22-Compreende, com o apoio do professor, enunciados de tarefas escolares.
 23-Registra, sob a forma de desenhos, gravação em áudio e vídeo, ou pequenas anotações escritas, resultados de atividades de pesquisa.
Eixo: Práticas Culturais das Tecnologias de Informação e Comunicação
24-Utiliza recursos diversos - máquina fotográfica, filmadora, computadores – para registrar e comunicar ideias.
Arte
Eixo: Artes Visuais
25-Cria trabalhos em artes visuais, dialogando sobre a própria criação.
26-Amplia o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético através da criação e fruição de imagens.
Eixo: Dança e Práticas Corporais Rítmicas
27-Experimenta brincadeiras, jogos e danças coletivas de diferentes matrizes estéticas e culturais.
28-Formula estratégias para identificar, analisar e praticar os ritmos, os gestos e as músicas das rodas cantadas, das brincadeiras rítmicas e danças presentes na cultura regional e comunitária.

Eixo: Teatro
29-Aprecia, ouve e conta histórias dramatizadas próprias da cultura infantil, desenvolvendo a imaginação por intermédio do faz-de-conta, da imitação e do experimentar-se no lugar do outro.
Eixo: Música
30-Exercita a análise crítica das produções musicais já consolidadas e próprias, individual e coletivamente. (Rap, Funk, sertanejo universitário, entre outros)
 Educação Física
Eixo: Brincadeiras e Jogos
31-Possui coordenação motora (grossa e fina) e apresenta esquema corporal (equilíbrio, percepção sensorial, tônus muscular), demonstrando orientação espaço-temporal.
Eixo: Esportes
32-Compreende a importância da observação das normas e regras dos jogos esportivos que asseguram a integridade própria e a dos demais participantes, reconhecendo a diversidade esportiva presente na comunidade.
33-Pratica, com autonomia, o(s) esporte(s) escolhido(s) para realizar, usando habilidades técnico-táticas básicas de forma elementar.
Eixo: Ginásticas
34-Experimenta diferentes elementos individuais da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais).

I-                   Introduzir
A-    Aprofundar
B-    Consolidar








 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário