quarta-feira, 27 de julho de 2016

Perfil de Grupo de Alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de Matemática 2016

Perfil do aluno em relação ao conhecimento em Matemática 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental
Escola:____________________________________________________                                                                       
Turma: ____________       Total de alunos: ______     Bimestre:_______
Prof. (a): ______________________________ Data:____/____/_____


Perfil de Matemática: SIM - PARCIALMENTE - NÃO
Eixo: Números e operações:
1-Estima e conta elementos de coleções de, pelo menos, 30 objetos, dispostos nas formas ordenada e desordenada, apresentando o resultado por meio de gestos, oralmente e usando registro (desenhos ou símbolos).
2- Compara e ordena números naturais.
3- Compõe e decompõe números com até 3 algarismos.
4-Resolve e elabora problemas de adição e subtração em linguagem oral e escrito (com o suporte de imagem ou material de manipulação) com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades utilizando estratégias próprias (por meio de desenho, decomposição numérica ou oralmente.
5-Efetua adições e subtrações com e sem agrupamento e desagrupamento.
6-Resolve problemas que envolvam as ideias da multiplicação (proporcionalidade, combinatória)
7-Resolve problemas que envolvam as ideias da divisão (partição e repartição).
8-Conta em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
9-Identifica regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos frequentes.
10-Utiliza calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
11-Resolver e elabora problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
12-Reconhece frações unitárias usuais (um meio, um terço, um quarto e um décimo) de quantidades contínuas e discretas em situação de contexto familiar, sem recurso à representação simbólica.
13-Reconhece termos como dúzia e meia dúzia; dezena e meia dezena; centena e meia centena, associando-os às suas respectivas quantidades.
Eixo: Álgebra e funções
14-Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos (exemplo: cor, forma e tamanho).
15-Acrescentar elementos ausentes em sequências de números naturais, objetos ou figuras de acordo com regra pré-determinada.
Eixo: Geometria:
16-Descrever, comparar e classificar verbalmente figuras planas ou espaciais por características comuns, mesmo que apresentadas em diferentes disposições (por translação, rotação ou reflexão), descrevendo a transformação com suas próprias palavras.
17-Reconhece representações de figuras geométricas espaciais (pirâmide, paralelepípedo, cubo) e suas planificações.
18-Utiliza corretamente as ideias relacionais de direita de, esquerda de, acima de, abaixo de, dentro de, fora de.
19-Descreve, compara e nomeia figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), apresentadas em diferentes disposições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.
20-Identifica figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo, circunferência).
Eixo: Grandezas e medidas:
21- Compara e ordena comprimentos.
22-Identifica cédulas e moedas realizando composições, decomposições e efetua trocos com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.
23-Identifica e faz leituras de passagem de tempo em relógios digitais e de ponteiro.
24-Realiza medições e comparações de massa, comprimento e capacidade com unidades não padronizadas.


25-Identifica e descreve a localização de pessoas e objetos no espaço, considerando um ponto de referência.
26- Identificar unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano — e utilizar calendários.
27- Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos - fita métrica, balança, recipientes de um litro.
28-Comparar intuitivamente capacidades de recipientes de diferentes formas e tamanhos.
Eixo: Estatísticas e probabilidade:
29-Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
30-Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
31-Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
32-Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico.
33-Classificar eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” ou “é impossível acontecer”)
34-Coletar dados em uma pesquisa envolvendo apenas uma variável (exemplo: “Qual o time?”, “Qual o número do sapato?”, “Qual a cor preferida?”), descrever os seus resultados e construir representações próprias para comunicar esses dados.

I-                   Introduzir
A-    Aprofundar
B-    Consolidar




Nenhum comentário:

Postar um comentário