Perfil do aluno
em relação ao conhecimento em Matemática 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental
Escola:____________________________________________________
Turma:
____________ Total de alunos:
______ Bimestre:_______
Prof. (a):
______________________________ Data:____/____/_____
Perfil de
Matemática: SIM - PARCIALMENTE - NÃO
|
||
Eixo: Números e operações:
1-Estima e conta elementos de coleções de, pelo
menos, 30 objetos, dispostos nas formas ordenada e desordenada, apresentando
o resultado por meio de gestos, oralmente e usando registro (desenhos ou
símbolos).
2- Compara e ordena números
naturais.
3- Compõe e decompõe
números com até 3 algarismos.
4-Resolve
e elabora problemas de adição e subtração em linguagem oral e escrito (com o
suporte de imagem ou material de manipulação) com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades utilizando
estratégias próprias (por meio de desenho, decomposição numérica ou
oralmente.
5-Efetua adições e subtrações com e sem agrupamento
e desagrupamento.
6-Resolve problemas que
envolvam as ideias da multiplicação (proporcionalidade, combinatória)
7-Resolve problemas que
envolvam as ideias da divisão (partição e repartição).
8-Conta em escalas
ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco,
de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
9-Identifica regularidades
na série numérica para nomear, ler e escrever números menos frequentes.
10-Utiliza calculadora para
produzir e comparar escritas numéricas.
11-Resolver e elabora
problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e
retirar quantidades, utilizando estratégias próprias como desenhos,
decomposições numéricas e palavras.
12-Reconhece frações
unitárias usuais (um meio, um terço, um quarto e um décimo) de quantidades
contínuas e discretas em situação de contexto familiar, sem recurso à
representação simbólica.
13-Reconhece termos como
dúzia e meia dúzia; dezena e meia dezena; centena e meia centena,
associando-os às suas respectivas quantidades.
Eixo: Álgebra e funções
14-Organizar e ordenar objetos
familiares ou representações por figuras, por meio de atributos (exemplo:
cor, forma e tamanho).
15-Acrescentar elementos
ausentes em sequências de números naturais, objetos ou figuras de acordo com
regra pré-determinada.
|
Eixo: Geometria:
16-Descrever, comparar e
classificar verbalmente figuras planas ou espaciais por características
comuns, mesmo que apresentadas em diferentes disposições (por translação,
rotação ou reflexão), descrevendo a transformação com suas próprias palavras.
17-Reconhece representações
de figuras geométricas espaciais (pirâmide, paralelepípedo, cubo) e suas
planificações.
18-Utiliza corretamente as
ideias relacionais de direita de, esquerda de, acima de, abaixo de, dentro
de, fora de.
19-Descreve, compara e nomeia
figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), apresentadas em
diferentes disposições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha
de papel.
20-Identifica figuras
geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo, circunferência).
Eixo: Grandezas e medidas:
21- Compara e ordena comprimentos.
22-Identifica cédulas e moedas realizando
composições, decomposições e efetua trocos com dinheiro em brincadeiras ou em situações de
interesse das crianças.
23-Identifica e faz leituras de passagem de tempo
em relógios digitais e de ponteiro.
24-Realiza medições e comparações de massa,
comprimento e capacidade com unidades não padronizadas.
|
25-Identifica e descreve a localização de pessoas
e objetos no espaço, considerando um ponto de referência.
26- Identificar unidades de tempo — dia, semana,
mês, bimestre, semestre, ano — e utilizar calendários.
27- Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de
estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos - fita
métrica, balança, recipientes de um litro.
28-Comparar intuitivamente capacidades de
recipientes de diferentes formas e tamanhos.
Eixo: Estatísticas
e probabilidade:
29-Ler, interpretar e transpor informações em
diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos,
tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na
comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
30-Coletar, organizar, classificar, ordenar e
construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
31-Interpretar e elaborar listas, tabelas
simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a informação
obtida, identificando diferentes categorias.
32-Produzir textos escritos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas.
Resolver e elaborar problema a partir das
informações de um gráfico.
33-Classificar eventos familiares envolvendo o
acaso (exemplo: “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” ou “é impossível
acontecer”)
34-Coletar dados em uma pesquisa envolvendo
apenas uma variável (exemplo: “Qual o time?”, “Qual o número do sapato?”,
“Qual a cor preferida?”), descrever os seus resultados e construir
representações próprias para comunicar esses dados.
I-
Introduzir
A- Aprofundar
B- Consolidar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário