quarta-feira, 27 de julho de 2016

Perfil de Grupo de Alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de Ciências Humanas 2016

Perfil do aluno em relação ao conhecimento em CIÊNCIAS HUMANAS- 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental
Escola:____________________________________________________                                                                       
Turma: ____________________________        Total de alunos: ______
Prof. (a): ______________________________  Data:____/____/_____


Perfil de Ciências Humanas- SIM - PARCIALMENTE - NÃO
HISTÓRIA:
EIXO: TEMPOS HISTÓRICOS
1-Diferencia ações ou eventos cotidianos ocorridos sequencialmente ao mesmo tempo, antes e depois de outros.
2-Identifica as fases etárias da vida humana e as práticas culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado (com ênfase na infância).
3-Utiliza diferentes instrumentos destinados à organização e contagem do tempo das pessoas, dos grupos de convívio e das instituições, na atualidade: calendários, folhinhas, relógios, agendas, quadros de horários (horário comercial, horários escolares, horário hospitalar, horários religiosos, horários dos meios de comunicação, dentre outros).
4-Identifica instrumentos e marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados por sociedades ou grupos de convívio locais e regionais, que existiram no passado.
EIXO: SUJEITOS HISTÓRICOS
5-Define, coletivamente, regras de convivência no espaço escolar, enquanto prática de participação cidadã.
6-Organiza suas atividades cotidianas a partir de um tempo cronológico compreendendo horas, dias, semanas e meses.
7-Valoriza os diversos papéis sociais, as manifestações culturais e as atividades desenvolvidas pelas pessoas em uma mesma coletividade, respeitando as individualidades.
8-Identifica os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores responsáveis pelo sustento de outros grupos de convívio (locais e regionais), atualmente e no passado.
EIXO: FATOS HISTÓRICOS
9-Identifica dados governamentais sobre a história da localidade (rua, bairro e/ou município): origem do nome, data de criação, localização geográfica e extensão territorial, produção econômica, população etc.
10-Identifica e diferencia os patrimônios culturais (materiais e imateriais) da localidade (rua, bairro, município e estado).
11-Identifica os fatos históricos ou as práticas sociais que dão significado aos patrimônios culturais identificados na localidade.
12-Compara as memórias dos grupos de convívio locais a respeito das histórias da localidade (rua, bairro ou município), com os dados históricos oficiais (ou governamentais).
13-Identifica as práticas econômicas e de organização do trabalho, ocorridas na localidade no passado e compara às práticas econômicas atuais (na localidade).
ENSINO RELIGIOSO
14-Percebe que a religião possibilita sentidos e significados para a existência das pessoas que a praticam, enquanto outras se apoiam em distintas concepções científicas ou filosóficas.
15-Reconhece, na diversidade cultural, um conjunto de valores e fundamentos éticos que contribuem para a erradicação de discursos e práticas de violência de cunho religioso, salvaguardando o direito à diferença na construção de culturas de paz.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM GERAIS DE GEOGRAFIA
16-Descreve as características da paisagem local e compara com as de outras paisagens.
17-Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
18-Lê, interpreta e representar o espaço por meio de mapas simples.
19-Reconhece os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
20-Identificar as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.
21-Reconhece a inter-relação e a interdependência entre trabalho, consumo e vida cotidiana.
22-Relaciona fatos, fenômenos e processos de outros lugares e temporalidades que se relacionam com seus lugares e territórios.
23-Compreende questões ambientais, identificando ações humanas para preservação e conservação da natureza.
24-Localiza comunidades indígenas, africanas e de diferentes origens de migrantes compreendendo suas características socioculturais, seus modos de vida e sua territorialidade.
25-Respeita regras de convívio social e ambiental, exercitando cuidados com o outro, com os espaços coletivos e os patrimônios culturais.
26-Identifica e descreve, em diferentes linguagens os conceitos pertinentes à paisagem física: rio, bacia, hidrográfica, rede hidrográfica, vegetação, clima, relevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário