Perfil
do aluno em relação ao conhecimento em CIÊNCIAS HUMANAS- 1º, 2º e 3º Anos do
Ensino Fundamental
Escola:____________________________________________________
Turma:
____________________________ Total
de alunos: ______
Prof.
(a): ______________________________
Data:____/____/_____
Perfil de
Ciências Humanas- SIM - PARCIALMENTE - NÃO
|
||
HISTÓRIA:
EIXO:
TEMPOS HISTÓRICOS
1-Diferencia ações ou eventos cotidianos ocorridos sequencialmente
ao mesmo tempo, antes e depois de outros.
2-Identifica as fases etárias da vida humana e as práticas
culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no passado (com
ênfase na infância).
3-Utiliza diferentes instrumentos destinados à organização e
contagem do tempo das pessoas, dos grupos de convívio e das instituições, na
atualidade: calendários, folhinhas, relógios, agendas, quadros de horários
(horário comercial, horários escolares, horário hospitalar, horários
religiosos, horários dos meios de comunicação, dentre outros).
4-Identifica instrumentos e marcadores de tempo elaborados e/ou
utilizados por sociedades ou grupos de convívio locais e regionais, que
existiram no passado.
EIXO:
SUJEITOS HISTÓRICOS
5-Define, coletivamente, regras de convivência no espaço
escolar, enquanto prática de participação cidadã.
6-Organiza suas atividades cotidianas a partir de um tempo
cronológico compreendendo horas, dias, semanas e meses.
7-Valoriza os diversos papéis sociais, as manifestações culturais
e as atividades desenvolvidas pelas pessoas em uma mesma coletividade,
respeitando as individualidades.
8-Identifica os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores
responsáveis pelo sustento de outros grupos de convívio (locais e regionais),
atualmente e no passado.
|
EIXO: FATOS HISTÓRICOS
9-Identifica
dados governamentais sobre a história da localidade (rua, bairro e/ou
município): origem do nome, data de criação, localização geográfica e
extensão territorial, produção econômica, população etc.
10-Identifica
e diferencia os patrimônios culturais (materiais e imateriais) da localidade
(rua, bairro, município e estado).
11-Identifica
os fatos históricos ou as práticas sociais que dão significado aos
patrimônios culturais identificados na localidade.
12-Compara
as memórias dos grupos de convívio locais a respeito das histórias da
localidade (rua, bairro ou município), com os dados históricos oficiais (ou
governamentais).
13-Identifica
as práticas econômicas e de organização do trabalho, ocorridas na localidade
no passado e compara às práticas econômicas atuais (na localidade).
ENSINO RELIGIOSO
14-Percebe
que a religião possibilita sentidos e significados para a existência das
pessoas que a praticam, enquanto outras se apoiam em distintas concepções
científicas ou filosóficas.
15-Reconhece,
na diversidade cultural, um conjunto de valores e fundamentos éticos que
contribuem para a erradicação de discursos e práticas de violência de cunho
religioso, salvaguardando o direito à diferença na construção de culturas de
paz.
|
DIREITOS DE APRENDIZAGEM GERAIS
DE GEOGRAFIA
16-Descreve
as características da paisagem local e compara com as de outras paisagens.
17-Conhecer
e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura,
as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
18-Lê,
interpreta e representar o espaço por meio de mapas simples.
19-Reconhece
os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para
a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e
saúde.
20-Identificar
as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade
transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas
de apropriação da natureza e seus recursos.
21-Reconhece
a inter-relação e a interdependência entre trabalho, consumo e vida
cotidiana.
22-Relaciona
fatos, fenômenos e processos de outros lugares e temporalidades que se
relacionam com seus lugares e territórios.
23-Compreende
questões ambientais, identificando ações humanas para preservação e
conservação da natureza.
24-Localiza
comunidades indígenas, africanas e de diferentes origens de migrantes
compreendendo suas características socioculturais, seus modos de vida e sua
territorialidade.
25-Respeita
regras de convívio social e ambiental, exercitando cuidados com o outro, com
os espaços coletivos e os patrimônios culturais.
26-Identifica
e descreve, em diferentes linguagens os conceitos pertinentes à paisagem
física: rio, bacia, hidrográfica, rede hidrográfica, vegetação, clima, relevo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário