quarta-feira, 27 de julho de 2016

Perfil de Grupo de Alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de Ciências Naturais 2016

Perfil do aluno em relação ao conhecimento em CIÊNCIAS NATURAIS- 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental
Escola:____________________________________________________                                                                       
Turma: ____________________________        Total de alunos: ______
Prof. (a): ______________________________  Data:____/____/_____


Perfil de Ciências Naturais- SIM - PARCIALMENTE - NÃO
EIXO: COMPREENSÃO CONCEITUAL E PROCEDIMENTAL DA CIÊNCIA- MATERIAIS, SUBSTÂNCIAS E PROCESSOS.
1-Aprende como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais.
2-Entender conceitos básicos das ciências.
3-Interpreta textos científicos sobre a história e a filosofia da ciência.
4-Percebe as relações existentes entre as informações e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias.
5-Identifica as fontes válidas de informações científicas e tecnológicas e saber recorrer a elas.
6-Aprende a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas).
7-Relaciona o fenômeno do dia e da noite com o movimento de rotação da Terra.
Identifica a composição da hidrosfera, atmosfera e litosfera.      
8-Percebe diferenças macroscópicas e microscópicas entre os animais e as formas em que os diferentes seres vivos realizam suas funções biológicas no espaço e no tempo.
8-Estabelece comparações entre certos animais, relacionado à alimentação, à locomoção, à reprodução e ao habitat.
9-Reconhece materiais de uso cotidiano, identificando do que são feitos e como são
utilizados nas atividades humanas.
10-Descreve as características de materiais de uso cotidiano e agrupá-los de acordo com tais características.
11-Compreende o ciclo da água na natureza e sua importância para a vida na Terra.
-Percebe o vento como o ar em movimento e sua importância no cotidiano.
12-Percebe e detalha algumas características físicas e de capacidades dos colegas da classe: auditiva, visual, sensações do tato, paladar e olfato.
EIXO: COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DOS PROCESSOS E PRODUTOS DA CIÊNCIA.
13-Percebe o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana, diferenciando ciência de tecnologia.
14-Considera o impacto do progresso promovido pelo conhecimento científico e suas aplicações na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa.
15-Utiliza o conhecimento científico para tomar decisões no dia-a-dia.
16-Desenvolve posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
17-Compreende a maneira como as ciências e as tecnologias foram produzidas ao longo da história.
18-Reconhece mudanças na alimentação em função dos materiais e processos empregados.

EIXO: COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE.
19-Conhece a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
20-Considera como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
21-Reconhece os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
22-Participa de situações em que os conceitos e procedimentos científicos, juntamente com as reflexões sobre a natureza ética da ciência são mobilizados para direcionar tomadas de posição acerca de situações sociais atuais e relevantes.
23-Reconhece materiais de uso cotidiano, identificando do que são feitos e como são utilizados nas atividades humanas.

Um comentário:

  1. Stainless Steel Magnets - titanium arts
    Ironing the Stainless Steel Magnets (4-Pack). septcasino Made bsjeon.net in Germany. The Titanium Arts Stainless Steel Magnets are an ford fusion titanium alloy made https://deccasino.com/review/merit-casino/ of steel in stainless steel herzamanindir.com/

    ResponderExcluir